Imagine um primeiro dia de aula com alunos procurando a coordenação por causa de incompatibilidade de horário, professores insatisfeitos com sua grade, algumas salas lotadas e outras ociosas. Esse é um cenário pouco provável de acontecer porque há profissionais que se dedicam, nos meses anteriores, a montar um planejamento acadêmico que atenda a instituição, os docentes e os discentes.
Mas não é tarefa fácil, e muitos coordenadores de curso têm dificuldade na hora de desenvolver o seu planejamento acadêmico. Perdem semanas (para não dizer meses) lidando com planilhas de Excel e, muitas vezes, precisam recomeçar quase do zero. Afinal, os professores indispensáveis têm que ser priorizados e os alunos têm que ter acesso a maior quantidade de créditos possível, considerando todas as suas particularidades. É fundamental que a instituição de ensino garanta qualidade, sem deixar de focar na sua saúde financeira.
Muitos gestores sabem que a solução para esse desafio passa pela inteligência artificial (IA), mas ainda acreditam que a tecnologia avançada está restrita aos grandes grupos. Felizmente, já não é mais assim. A IA é uma possibilidade real para instituições de ensino de pequeno e médio porte que também precisam otimizar sua rotina — e se diferenciar no mercado.
Quando a IA potencializa as habilidades de gestão
Por mais que os coordenadores de curso atuem com dedicação e organização, montar o planejamento acadêmico a cada semestre é realmente desafiador. Exige habilidades técnicas e sociocomportamentais (como resiliência, comunicação assertiva, resolução de problemas) e, principalmente, tempo. Isso sem falar que o mundo acadêmico apresenta mudanças constantes.
Soluções de IA consideram todas as variáveis para um planejamento acadêmico eficiente, desde a disponibilidade de recursos físicos até a otimização do tempo e dos docentes. Assim, possibilitam aos gestores organizar as frentes administrativa e educacional de qualquer instituição de ensino de forma mais inteligente, ágil e eficiente.
Como a IA promove um planejamento acadêmico mais eficiente
A IA oferece uma abordagem automatizada para lidar com o planejamento e a distribuição de disciplinas, o que historicamente é um desafio para as instituições. A ferramenta ajuda a evitar sobreposição com aulas obrigatórias, considera os alunos que precisam cursar novamente uma disciplina e também os estudantes transferidos.
Esses são apenas alguns exemplos dentro de uma série de variáveis que são consideradas no processo. Entre elas:
- Requisitos e co-requisitos das disciplinas;
- Exigência de estágio;
- Nível de maturidade acadêmica;
- Tempo necessário para integração;
- Possibilidade de dispensa de disciplinas;
- Prazo para conclusão do curso, entre outros.
Além de garantir uma grade adaptada às necessidades individuais de cada aluno, a IA analisa diferentes cenários para que os recursos físicos sejam distribuídos de maneira equilibrada. Isso evita uma superlotação em horários específicos e também a ociosidade em outros períodos.
Com a enturmação e o ensalamento adequados, as instituições conseguem encaixar os cursos e salas de forma eficiente, com base na sua demanda real — e que pode variar a cada semestre.
Alocação docente: a importância de um bom planejamento acadêmico
Quem monta o planejamento acadêmico de uma instituição sabe que o remanejamento dos professores talvez seja um dos pontos mais complexos. É preciso priorizar os que dedicam mais tempo à instituição, os que são admirados pelos alunos, aqueles que têm conhecimento especializado ou atingiram graus mais elevados de escolaridade (o Ministério da Educação exige um percentual de doutores e mestres, por exemplo).
A IA considera, então, essas variáveis, bem como a disponibilidade (dia e horário) de cada professor. Assim, é possível garantir a presença docente em uma determinada turma, em determinado horário e local, satisfazendo os seus anseios. Isso resulta em fidelização docente.
UniSoma: soluções para o planejamento acadêmico e olhar global para a inovação
Há 40 anos oferecendo soluções de tecnologia ao mercado, a UniSoma vem ajudando grandes grupos educacionais, como o Yduqs e a Cogna, a tornar seu planejamento acadêmico mais sólido e eficiente. Somos líder de mercado em IA para o setor educacional, com ferramentas para todas as necessidades — e para instituições educacionais de todos os tamanhos.
Além de contribuir com a alocação docente, ensalamento, enturmação e sequenciamento de disciplinas, sabemos que a IA oferece um mundo de possibilidades para a personalização do aprendizado. A IA generativa apoia o ensino em sala de aula com novas abordagens, resumos, guias de estudo e outros tipos de conteúdo. É uma grande aliada para a correção de provas: tira boa parte da carga de trabalho manual dos professores, sem deixar de lado a atenção com os alunos.
Além disso, a geração de grades curriculares se torna um processo mais dinâmico e flexível, adaptando-se às necessidades dos alunos e às demandas das autoridades do setor — como o Ministério da Educação.
Outro ponto importante é que a análise de dados educacionais também é potencializada pela inteligência artificial. Assim, coordenadores de curso, professores e estudantes podem ter acesso a insights valiosos a respeito do desempenho dos alunos e andamento geral do processo educativo. Isso permite ajustes no ensino de forma proativa.
Quer saber mais sobre como a IA pode trazer benefícios específicos para a sua instituição? Entre em contato conosco para conhecer mais de perto as nossas soluções!
Escolha um assunto e veja mais conteúdos relacionados.