A consultoria Gartner, que a cada ano se dedica a previsões a respeito do que vem pela frente no mundo da tecnologia, já lançou seu relatório com análises sobre o cenário de 2024. De acordo com os especialistas, o investimento global no mercado de tecnologia da informação deve ser da ordem de US$ 5,1 trilhões — um crescimento de 8% em relação a 2023.
Os números impressionam. Mais do que o investimento, porém, é preciso conhecer de perto as tendências de cada segmento tecnológico, para saber como direcionar esses recursos. No caso de Data & Analytics, mercado em que a UniSoma atua com bastante força, o Gartner listou 10 pontos estratégicos aos quais os líderes do setor devem ficar atentos.
Neste post, traremos as principais tendências da consultoria para D&A, as previsões para a área da tecnologia em 2024 e como a UniSoma se insere neste contexto.
10 tendências de Data & Analytics para 2024, segundo o Gartner
1. Otimização de valor
Data & Analytics e o portfólio de inteligência artificial de uma organização têm grande valor. No entanto, há a constante pergunta: como otimizá-lo? Desenvolver um conjunto integrado de competências ligadas à engenharia de valor é uma forte tendência para 2024, às quais os líderes do setor devem ficar atentos.
O processo inclui desde a narrativa até a análise do fluxo de valor, a classificação e a priorização de investimentos, e ainda a medição de resultados de negócios. Essas etapas são essenciais para atingir a expectativa em relação ao valor de D&A e IA na organização.
2. Gestão de riscos da IA
A IA tem muito valor por gerar diversas oportunidades para as organizações. Mas ela também traz riscos que devem ser gerenciados para evitar prejuízos.
Questões relacionadas à confiança das informações, privacidade, segurança, proteção, sustentabilidade, finanças e até mesmo à reputação corporativa devem ser levadas em conta pelos líderes de D&A.
3. Observabilidade
A observabilidade possibilita aos líderes do setor compreender o comportamento de um sistema a partir de seus resultados. Além disso, permite que perguntas a respeito de seu comportamento recebam respostas adequadas.
Assim, torna-se viável ter um melhor controle do uso e do gerenciamento dos sistemas. Isso garante a melhor tomada de decisão nos negócios, com base em dados mais precisos.
4. Compartilhamento de dados
O compartilhamento de dados, seja entre departamentos da organização, seja de forma externa com outros players estratégicos, facilita o acesso aos dados certos na hora exata. Isso permite ter a visão mais clara possível de qualquer cenário.
5. Sustentabilidade de Data & Analytics
O mercado e a sociedade como um todo estão mais sensíveis em relação às questões de sustentabilidade, o que torna essencial o cumprimento de metas de ESG (Environmental, Social and Governance) por parte das organizações. E isso também traz impactos para os líderes de D&A e IA, afinal, o consumo de energia é um fator determinante nessas atividades — por exemplo.
Assim, além de impulsionar o sucesso das organizações, D&A e IA precisam se dedicar às preocupações relacionadas aos gases de efeito estufa, alterações climáticas, entre outros temas transversais à sustentabilidade, segundo o relatório do Gartner.
6. Data Fabric
O Gartner — e o nosso blog — já falaram sobre Data Fabric como uma tendência. Trata-se de um padrão de arquitetura que informa e automatiza o design de gerenciamento de dados, bem como a integração e a implantação de objetos de dados, independentemente das plataformas e das abordagens arquitetônicas utilizadas.
O Data Fabric permanece como uma oportunidade interessante para os líderes de D&A em 2024 e nos próximos anos porque, segundo o Gartner, “ajuda a acelerar a integração e a tomada de decisões, apoiando também a aprimorar a governança e reduzir riscos”.
7. IA emergente
A IA se tornou muito popular e ganhou grande espaço nas organizações, na vida pessoal e na mídia em 2023. Mas a verdade é que ela está apenas engatinhando.
O Gartner destaca uma evolução da IA Generativa como uma tendência, mas vai além: IA composta, dados sintéticos, engenharia de IA, uso de simulações e avanço da tecnologia gráfica e da inteligência de decisão são apenas alguns exemplos de onde a Inteligência Artificial ainda pode evoluir.
8. Ecossistema convergente e combinável
A oitava tendência do Gartner para D&A trata da importância dos ecossistemas, responsáveis por projetar e implantar as plataformas de Data & Analytics com coesão. Isso ocorre por meio de integrações contínuas, governança e interoperabilidade.
A simplicidade e sua capacidade de adaptação, flexibilidade e estrutura modular também são importantes para garantir a celeridade do processo, em um cenário de mudanças constantes nas organizações.
9. Consumidores como criadores
O relatório da consultoria global destaca, ainda, a necessidade dos consumidores se tornarem criadores.
Segundo o Gartner, “para que mais pessoas utilizem Analytics para mais decisões, as organizações devem ampliar seu foco, fornecendo aos consumidores de conteúdo em toda a organização as capacidades e habilidades necessárias para se tornarem criadores de conteúdo”.
10. Pessoas como tomadoras de decisão
Embora a tecnologia, especialmente D&A e IA, facilite e agilize processos nas organizações, o Gartner defende que as pessoas ainda continuarão sendo as tomadoras de decisão. Sem o elemento humano, a tendência é que as empresas se tornem entidades sem propósito.
A atuação da UniSoma no desenvolvimento de soluções de D&A
Em 2024, a UniSoma completa 40 anos dedicados à inovação. Com uma equipe altamente qualificada, oferece soluções de IA e analytics capazes de impulsionar negócios de diferentes segmentos.
Temos cases em setores como educação, alimentos e bebidas, agronegócio, indústria calçadista e diversos outros. Mas, nossa sede de conhecimento é grande. Inclusive, estaremos presentes na Conferência Gartner Data & Analytics, que ocorre nos dias 26 e 27 março de 2024, em São Paulo (SP). Venha nos visitar em nosso estande!
Para saber mais sobre nosso trabalho, fica aqui o convite: entre em contato e agende uma conversa!
Escolha um assunto e veja mais conteúdos relacionados.